Sem categoria
A Biotecnologia no controle de pragas do campo
23 de fevereiro de 2020
0

Um dos graves problemas na agricultura é a presença de pragas que são capazes de causar uma grande perda econômica para o produtor. E é justamente por conta disso que é tão importante estar sempre atento e monitorando qualquer alteração que aparecer na planta.

Assim, é possível agir imediatamente ou o mais rápido possível, para que os danos não sejam cada vez maiores. Ou então, algo ainda melhor e mais eficaz: prevenir!
As pragas são consideradas como uma superpopulação de uma determinada espécie, que podem ser de fungos, bactérias, insetos ou até mesmo outras plantas (mais conhecidas popularmente como ervas daninhas ou invasoras) que prejudicam intensamente o equilíbrio ecológico ambiental, causando perdas ambientais e econômicas.
As consequências e os danos variam muito dependendo da origem e da planta que foi afetada, mas só são denominadas como pragas quando causam um grande dano na lavoura.
Essas pragas agrícolas podem atingir qualquer parte das plantas – raízes, sementes, folhas, flores, grãos. Podemos citar algumas das consequências mais graves que as pragas causam, como: devastação das plantações, epidemia de doenças e extinção de espécies.
Portanto, um excelente método de controle de pragas agrícolas é através da utilização da biotecnologia para realizar o controle biológico dessas pragas ou para realizar a modificação genética das plantas para se tornarem resistentes a esses organismos invasores que destroem a lavoura.
Independente do método escolhido, é extremamente importante realizar o reconhecimento dos organismos em si que estão causando os danos nas plantas para que, assim, seja possível atuar da forma mais eficaz.

 

O controle biológico

Vamos entender como isso funciona? De forma resumida, é bem simples: o controle biológico faz uso de organismos (bactérias, fungos, insetos, vírus) que são capazes de agir como inimigos naturais de determinadas pragas. Esse método é considerado sustentável, pois é baseado na relação entre os próprios seres vivos e o meio ambiente.
Dessa forma, a biotecnologia é importantíssima para que o controle biológico ocorra de maneira eficiente, pois a partir dela é possível conhecer todas as particularidades do DNA tanto dos organismos utilizados no controle biológico, quanto das pragas. A partir desse reconhecimento, é possível saber exatamente qual outro organismo utilizar como inimigo.
Ou seja, esse método possui como benefício a diminuição da utilização de produtos químicos e agrotóxicos. Isso, consequentemente, favorece intensamente a qualidade do meio ambiente e a saúde do agricultor e também do consumidor que não estarão mais expostos a grandes quantidades de defensivos agrícolas.
A seguir, os principais benefícios associados ao uso do método de controle biológico de pragas:

• Redução do uso de agrotóxicos;
• Melhor aproveitamento do solo;
• Preservação ambiental;
• Melhoria na saúde do agricultor;
• Melhoria na saúde do consumidor.

 

Modificação genética

A modificação genética feita através da biotecnologia também é uma forma muito eficaz de atuar nesse problema, uma vez que ela é capaz de modificar o organismo das plantas a fim delas criarem resistência as pragas agrícolas.
Sendo assim, cria-se plantas que possuem características diferentes da sua característica original. Nesse caso das pragas, por exemplo, a planta será modificada em seu DNA para que ela se torne resistente à determinado organismo que esteja prejudicando a sua saúde e o seu desenvolvimento.

Percebe-se, portanto, que o controle biológico para pragas agrícolas e a modificação genética das plantas são ótimas alternativa sustentáveis para resolução de problemas na agricultura. Além de serem sustentáveis, também garantem a redução das perdas econômicas para o produtor.

Esse é um mercado que está em grande expansão aqui no Brasil e que irá apresentar grandes oportunidades, principalmente por atender a demanda ambiental de maneira sustentável dentro desse setor tão essencial na nossa sociedade. Afinal, todos nós precisamos de alimentos saudáveis para sobreviver.

Não corra riscos! Contrate uma Dedetizadora licenciada ligando para (31)4042-7868. Somente um técnico licenciado sabe como usar  produtos químicos de forma segura e equilibrada. Dedetizadoras licenciadas sabem como preservar um ambiente seguro e saudável com técnicas aprovadas pela Anvisa.

Deixe uma resposta